Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Dyschoriste smithii Leonard CR

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 04-04-2012

Criterio: B1ab(iii,v)

Avaliador: Julia Caram Sfair

Revisor: Tainan Messina

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG: Marcelo

Especialista(s):


Justificativa

Espécie encontrada apenas em ilhas rochosas do Rio Uruguai, no trecho próximo ao município de Barra do Arroio do Veado, na divisa entre os Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, onde forma densas aglomerações. Devido a sua distribuição restrita (EOO=65,3 km²) e proximidade das localidades no leito do rio, está sujeita a uma situação de ameaça. Imagens de satélite mostram supressão da mata ciliar nessa região. Além disso, a ausência de unidades de conservação (SNUC) ou ações específicas na área, sugere que a espécie esteja sujeita a declínio contínuo na qualidade do habitat e de número de subpopulações. Portanto, é considerada como "Criticamente em perigo" (CR).

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Dyschoriste smithii Leonard;

Família: Acanthaceae

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Dados populacionais

Suas populações formam densas aglomerações (Kameyama et al., 2009).

Distribuição

Espécie endêmica do Brasil, ocorrendo exclusivamente no Estado de Santa Catarina (Profice et al., 2011), nas ilhas rochosas do Rio Uruguai, na altura da Barra do Arroio do Veado (Kameyama et al., 2009).

Ecologia

Espécie herbácea, terrestre (Profice et al., 2011), atingindo até 25 cm de altura (Kameyama et al., 2009). Ocorre na Mata Atlântica, em Floresta Ombrófila Mista (Profice et al., 2011). A polinização é realizada por insetos e a dispersão é autocórica (Profice, com. pessoal).

Ameaças

1 Habitat Loss/Degradation (human induced)
Incidência local
Severidade very high
Detalhes ​O município de Concórdia perdeu 18 ha de floresta no período de 2008-2010 (SOS MATA ATLÂNTICA/INPE, 2011)

Ações de conservação

1.2.1.3 Sub-national level
Situação: on going
Observações: Considerada "Em perigo" (EN) pela Lista de Espécies Ameaçadas do Rio Grande do Sul (CONSEMA-RS, 2002).

Referências

- PROFICE, S.R.; KAMEYAMA, C.; CÔRTES, A.L.A. ET AL. Acanthaceae in in Lista de Espécies da Flora do Brasil, Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2011/FB000033>. Acesso em: 15 de Setembro de 2011.

- KAMEYAMA, C.; CÔRTES, A.L.A.; PROFICE, S.R. ET AL. Acanthaceae. In: GIULIETTI, A.M.; RAPINI, A.; ANDRADE, M.J.G. ET AL Plantas Raras do Brasil. Belo Horizonte: Conservação Internacional, p.496, 2009.

- CONSELHO ESTADUAL DO MEIO AMBIENTE, RIO GRANDE DO SUL. Decreto estadual CONSEMA n. 42.099 de 31 de dezembro de 2002. Declara as espécies da flora nativa ameaçadas de extinção no estado do Rio Grande do Sul e da outras providências, Palácio Piratini, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, 31 dez. 2002, 2002.

- PROFICE, S. Comunicação pessoal da especialista Sheila Profice para o analista de dados Luiz Antonio Ferreira dos Santos Filho, pesquisador do CNCFlora.

Como citar

CNCFlora. Dyschoriste smithii in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Dyschoriste smithii>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 04/04/2012 - 19:37:41